Siga-me

sábado, 20 de outubro de 2012

Ciclo de Estudos dia 26/10/2012


Vai acontecer um Ciclo de Estudos na Faculdade Pitágoras - Campus Linhares, do dia 24 ao dia 26/10/2012, para toda área de TI.
Estarei palestrando sobre desenvolvimento para Web utilizando o padrão Model View Controller - MVC no dia 26. Irei utilizar como tecnologia o Visual Studio 2012, Entity FrameWork 5.0, Asp.Net MVC e C#.

É uma boa opção para estudantes, profissionais da área, e todos que gostam de tecnologia, pois acontecerão palestras que tratam de praticamente todas as áreas tecnológicas.
Aguardos vocês lá!!!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Projeto Modelo no Padrão DDD (Domain Driven Design)

Criei uma projeto, com fins didáticos, para ilustrar o padrão do Eric Evans, o (DDD) Domain, Driven Design. O projeto está subdividio nas seguintes camadas:
1 - Apresentação: interface com o usuário;
2 - Aplicação: camada de conexão da apresentação com as demais camadas do sistema;
3 - Domínio: que representa o domínio do negócio da aplicação;
4 - Infra: que abrange toda dependência de tecnologia da aplicação.

O projeto está sob a licença GPL e pode ser baixado no link: http://gestorfinanceiro.codeplex.com/

sábado, 10 de março de 2012

Eventos e Delegates

EVENTOS E DELEGATES

Olá.

Pensado eu ser este um assunto muito discutido nos fóruns de desenvolvimento de software, resolvi demonstrar um exemplo simples e prático aqui no blog.

Observação: quem não conhece o termo DDD - Domain Driven Design, aconselho o livro (http://books.google.com.br/books?id=7dlaMs0SECsC&printsec=frontcover&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false) do Eric Evans.

Imagine a seguinte situação: sua aplicação possui uma camada de apresentação (Windows Forms ou Asp.Net) que utiliza classes que estão localizadas em uma Class Library que faz parte da camada de Domínio (onde residem as entidades, repositórios, fábricas, etc). Uma dessa classes possui propriedades que, dada a ocorrência de alguns comportamentos, são alteradas e sua aplicação precisa ser notificada de tais alterações para exibir os resultados ao usuário. Não seria uma prática ideal adicionar o namespace System.Windows.Forms na referida classe para utilizar a classe MessageBox, já que não deve-se utilizar de tecnologias na camada de Domínio. Injetar referências para métodos que exibe telas da apresentação através de delegates também não é lá das melhores práticas.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Entity Framework

Cursando MCPD tenho percebido que a Microsoft intensificou seu foco no ORM Entity Framework, que já está na versão 4.3.
Não sou diferente de nenhum desenvolvedor que é amante do ADO Clássico, usando as classes Connection, Command, DataSet, DataReader, etc, etc... Mas é notável a produtividade que os ORMs oferecem ao processo de desenvolvimento, minimizando muito o tempo de trabalho. Quando a SotwareHouse utiliza-se de uma boa arquitetura, padrões de design e, o mais importante, Testes (TDD) a coisa fica ainda mais produtiva e o controle das alterações é muito mais viável.
O Entity traz o conceito muito interessante que é o CodeFirst, bem explicado no artigo: http://msdn.microsoft.com/pt-br/magazine/hh126815.aspx e no vídeo: http://msdn.microsoft.com/pt-br/data/hh315653 .
Nas referências vocês poderão ver o quão fácil se tornou utilizar o EF, sem contar nas possibilidades de flexibilidade que o linq oferece.
Bom pessoal, é isso aí, estudem e utilizem a tecnologia.