Siga-me

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Rich Text Editor para Aplicações Web

Quem nunca se deparou com a necessidade de ter um editor de textos do tipo "rich text editor" no desenvolvimento de uma aplicação web ou da área administrativa do seu site, como aqueles existentes nas aplicações windows, na qual você negrita uma palavra ou altera cor de uma parte do texto, etc, etc? Ainda sim, o resultado desse controle visual teria que ser um HTML formatado?
Pois é, eu também! Pensando nisso, resolvi escrever um post sobre um controle bem legalzinho que encontrei em minhas pesquisas na internet.
Eu já uso alguns outros controles desse tipo muito bons e gratuitos também, mas que dependem de muitos arquivos particulares. Resolvi então procurar um que utilizasse recursos na qual eu já uso no desenvolvimento do projeto, como por exemplo o jquery.
Estou falando do jQuery-TE ( Fontes e documentação: https://github.com/jeffijoe/jQuery-TE).
Depois de baixar todos os arquivos necessários (Jquery e css) e incluí-los no seu projeto, crie uma página simples html com apenas um textarea, como no trecho abaixo:


 Utilize o seguinte trecho para formatar o textarea:


Apenas esse c´digo já gera um textarea com uma barra de ferramentas interessante. Mas, caso queira remover alguns botões, é só passar os parâmetros necessários para isso. Veja um exemplo:


Todos os parâmetros são facilmente encontrados na documentação do controle.
Veja um exemplo do resultado:


É isso ai pessoal. Espero que ajude.

Nenhum comentário: